No dia 03 de agosto de 2011, todos os educadores da cidade de Esperança-PB estiveram reunidos na "Parada Total, na EMEF Dom Palmeira, juntamente com a Secretária de Educação Marilene Diniz Rodrigues de Farias, equipe técnica-pedagógica, equipe multiprofissional e coordenadores pedagógicos, que apresentaram ao corpo docente o Projeto Pedagógico, intitulado: Projeto Cultura: expressão da identidade da Região Nordeste. Na ocasião, a equipe multiprofissional e os coordenadores pedagógicos discutiram com os educadores ações para trabalhar a temática no 3º bimestre.
Desenvolver um projeto com esta temática justifica-se porque os alunos têm contato com a realidade cultural da região, fazem contato com a produção, podendo inferir conceitos sobre determinada cultura, estrutura de trabalho, de moradia, de vida, refletindo sobre a dignidade desse trabalho pouco valorizado.
Levar a sugestão para trabalhar a cultura nordestina para sala de aula é uma ótima forma de se perceber qual o centro de interesse dos alunos diante do tema, afinal, são eles os principais intérpretes do processo. Como o tema é bem abrangente, existe a oportunidade de ser trabalhado em qualquer turma, em qualquer área de ensino, pois basta que o professor adapte as idéias ao contexto de sua sala de aula.
Com o objetivo geral de promover a aquisição de conhecimentos culturais dos Estados da Região Nordeste, O Projeto Cultura será desenvolvido através atividades que devem propiciar aulas dinâmicas, integradas, resgatando o ato de pensar, refletir e questionar um conhecimento sobre a cultura nordestina, na qual a ação, a interação e troca são uma constante.Também são objetivos específicos do projeto:
· Conhecer a cultura nordestina;
· Apresentar a composição política da Região Nordeste;
· Destacar as principais manifestações culturais e religiosas do Nordeste;
· Promover o reforço à autoestima, à cidadania, à identidade, à ação e memória dos aspectos culturais da Região Nordestina;
· Valorizar o patrimônio sociocultural da Região Nordeste;
· Enumerar os ritmos musicais de cada Estado Nordestino;
· Comparar a produção agropecuária de cada Estado Nordestino.
· Valorizar a diversidade cultural, numa perspectiva ampla, a partir de uma linguagem concisa e atualizada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário