segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Encontro de Cultura é Realizado em Esperança - PB

Dentro do tema: Cultura e Identidade: Comunicação para a Igualdade Étnico-Racial, o município de Esperança - PB desenvolve ações, através de suas escolas, para estimular  crianças e adolescentes a reconhecer, valorizar e preservar as culturas afro-brasileira, africana e indígena.


Fotos: Secom - PME


Em meio à execução do Hino Nacional e de Esperança, pela Filarmônica lº de Dezembro, e com as presenças do Secretário de Planejamento Audalécio Nóbrega, representando o Prefeito Nobinho Almeida, Secretário de Comunicação Nahim Galileu, Diretores das Escolas Municipais, particulares, APAE, CAPS, e comunidades, foi aberto na manhã da quinta-feira, 18 de agosto, na Praça da Cultura, o II EMARPE-Encontro Municipal de Arte Popular de Esperança.


Numa realização da Secretaria de Educação através do Departamento de Cultura, que tem a frente à professora Socorro Aparecida, Adriano Homero e Carlos Almeida, o II EMARP, vem com o compromisso de fazer memória aos artistas que aqui deixaram suas marcas, bem como a descobertas de novos talentos. Durante 3 dias, a Praça da Cultura vai está para Cultura como o Condor está para os céus.

Em sua fala de abertura, o Secretário de Planejamento Audalécio Nóbrega, falou da alegria de está representando o Poder Municipal e o seu compromisso por uma Esperança melhor. O evento hoje, nos proporciona esta certeza. Uma cidade para ter cultura tem que investir em educação, e a Secretária Marilene Diniz têm colocado o município num patamar privilegiado, somos a 5ª colocação no IDEB na Paraíba. Mostrou ainda, que iniciativas como esta, é que transforma uma cidade e que uma cidade sem cultura não sabe aonde vai, e se não sabe aonde vai, não chega a lugar nenhum. Concluiu o secretário.


Durante todo o período de evento que aconteceu de 18 a 20 de agosto, nos turnos da manhã, tarde e noite, o evento proporcionou Shows de Humor com Gasparzinho, Emboladores de Coco, Feira Cultural, Arte Circense, feira Ecológica, Maculelê, Danças e Música.





































sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Esporte e Cidadania

Torneio de Futsal “Elísio Sobreira”

Esporte como Direito: "Esporte e Cidadania" integra o Eixo Participação Social no Selo UNICEF Município Aprovado. São ações realizadas para incentivar a prática esportiva e a promoção do direito ao esporte e ao lazer.

 




A Policia Militar do Estado da Paraíba, através da 2ª CIA de Policia de Esperança, que está sob o Comando do competente Capitão Souza Neto e seus comandados, deu inicio hoje à tarde no Ginásio o Vovozão o Torneio de Futsal que leva o nome do ilustre esperancense Elísio Sobreira, que é o patrono da Policia Militar da Paraíba.¹
Escolas das redes Municipais, Estaduais e Escolas Privadas fizeram a abertura do torneio com um bonito desfile ao som da Banda Filarmônica 1° de Dezembro, varias autoridades da policia militar estiveram no local prestigiando a solenidade de abertura, estiveram presentes ao evento de abertura o prefeito Nobinho Almeida secretários e vereadores da cidade de Esperança.²
1 e 2 Fonte: andradenoticias.com 
Fotos: andradenoticias.com

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Professores de Esperança vão trabalham com Projeto Cultura no 3º bimestre

No dia 03 de agosto de 2011, todos os educadores da cidade de Esperança-PB estiveram reunidos na "Parada Total, na EMEF Dom Palmeira, juntamente com a Secretária de Educação Marilene Diniz Rodrigues de Farias, equipe técnica-pedagógica, equipe multiprofissional e coordenadores pedagógicos,  que apresentaram ao corpo docente o Projeto Pedagógico, intitulado: Projeto Cultura: expressão da identidade da Região Nordeste. Na ocasião, a equipe multiprofissional e os coordenadores pedagógicos discutiram com os educadores ações para trabalhar a temática no 3º bimestre.
Desenvolver um projeto com esta temática justifica-se porque os alunos têm contato com a realidade cultural da região, fazem contato com a produção, podendo inferir conceitos sobre determinada cultura, estrutura de trabalho, de moradia, de vida, refletindo sobre a dignidade desse trabalho pouco valorizado.
Levar a sugestão para trabalhar a cultura nordestina para sala de aula é uma ótima forma de se perceber qual o centro de interesse dos alunos diante do tema, afinal, são eles os principais intérpretes do processo. Como o tema é bem abrangente, existe a oportunidade de ser trabalhado em qualquer turma, em qualquer área de ensino, pois basta que o professor adapte as idéias ao contexto de sua sala de aula.
Com o objetivo geral de promover a aquisição de conhecimentos culturais dos Estados da Região Nordeste, O Projeto Cultura será desenvolvido através atividades que devem propiciar aulas dinâmicas, integradas, resgatando o ato de pensar, refletir e questionar um conhecimento sobre a cultura nordestina, na qual a ação, a interação e troca são uma constante.
Também são objetivos específicos do projeto:
·  Conhecer a cultura nordestina;
·  Apresentar a composição política da Região Nordeste;
·  Destacar as principais manifestações culturais e religiosas do Nordeste;
·  Promover o reforço à autoestima, à cidadania, à identidade, à ação e memória dos aspectos culturais da Região Nordestina;
·  Valorizar o patrimônio sociocultural da Região Nordeste;
·  Enumerar os ritmos musicais de cada Estado Nordestino;
·  Comparar a produção agropecuária de cada Estado Nordestino.
·  Valorizar a diversidade cultural, numa perspectiva ampla, a partir de uma linguagem concisa e atualizada.