Educação para a Convivência com o Semiárido
Educação Contextualizada
Como o Semiárido é apresentado na escola?
A educação para convivência ensina a não mudar do lugar, mas a mudar o lugar – vai além do campo/rural, compreende as necessidades culturais, os direitos sociais e a formação integral das pessoas.
O Semiárido enquanto espaço social com vida, identidade, cultura e práticas compartilhadas, respeitando a diversidade cultural e reconhecendo a realidade de cada criança, adolescente e jovem residentes no campo ou na cidade.
Princípios da Educação Contextualizada
• Intersetorialidade da definição das políticas educacionais;
• Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade na construção do conhecimento;
• Aplicabilidade dos instrumentos legais que visam à construção de uma educação pública de qualidade;
• Defesa incondicional da escola pública, gratuita e de qualidade no Semiárido do Brasil; e
• Respeito e promoção dos direitos das crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.
Articulação de Temáticas
Nesta Edição do Selo UNICEF busca-se articular as escolas com quatro temáticas principais apresentadas sob forma de indicadores que definem a LINHA BASE DO MUNICÍPIO:
• Educação no município;
• Saúde e prevenção na escola, na família e na comunidade;
• Meio ambiente e as questões sobre o uso dos recursos naturais, resíduos, serviços municipais e processos educativos; e
• Assistência social e cidadania.
Linha de Base do Município (situação do município)
• Esta Linha de Base é o ponto de partida – para acompanhar os avanços nas políticas públicas. É um documento com dados oficiais de vários ministérios para os municípios estudarem e construir o diagnóstico da situação da criança e adolescente e construção do PLANO DE AÇÃO, iniciado no Primeiro Fórum Comunitário.
• No Plano de Ação contém iniciativas para melhorar a educação, cultura, esporte, meio ambiente e saúde. A Comissão Pró-Selo e Articulador/a, deverá fornecer essas ferramentas à escola. E cada escola deverá interagir no currículo. ENSINAR E APRENDER COM A LINHA DE BASE, O DIAGNÓSTICO E O PLANO DE AÇÃO.
Como a Escola pode Interagir com os Dados?
• Papel social da escola: de mobilizadora, estruturadora, monitorada, avaliada com reconhecimento e legitimidade.
• A escola deve estudar os temas, mobilizar os alunos, as famílias, as autoridades, os meios de comunicação para que sejam divulgados, conhecidos.
• O trabalho da escola deve ser permanente – não apenas para o Selo, precisa ser uma ação estruturadora e não uma ação passageira do Selo, precisa fazer parte do Currículo escolar estruturando os conteúdos de cada disciplina às temáticas do Selo.
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Atividades Propostas
• Há propostas de indicadores das quatro temáticas: Educação, Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social/Cidadania. Estas temáticas tem relação com as diversas disciplinas curriculares.
• A escola deve escolher uma dessas temáticas e distribuir com as turmas para cada uma aprofundar um aspecto, mas o município terá que desenvolver as quatro temáticas.
• A temática Educação para Convivência com o Semiárido os municípios precisam desenvolver quatro roteiros temáticos/áreas de estudos e cada escola escolhe o mais apropriado à realidade.
Como Desenvolver o Roteiro
• Primeira Etapa: Pesquisa sobre o tema – quais os conhecimentos prévios – entrevistas, visitas, consultas a pessoas que atuam na área, etc.;
• Segunda Etapa: Desdobramento da Pesquisa (organizar os dados coletados e interagir com os conteúdos – produzir novos conhecimentos;
• Terceira Etapa: Mobilização Comunitária – a escola apresentar para comunidade os resultados – elaborar com a comunidade propostas para melhoria da situação apresentada e ao Plano de Ação do selo. Pode-se aqui mobilizar a comunidade e gestores para agir sobre os indicadores e contribuir nas soluções; e
• Quarta Etapa: Avaliação do processo educativo e resultados – perceber as mudanças e aprendizagens.
Roteiros Temáticos
A decisão da escolha das temáticas deve ser da escola de acordo com a realidade
Trabalhos em Grupos para construir um roteiro de atividades na escola:
GRUPO 01: Como se desenvolve a educação no seu município;
GRUPO 02: Saúde e Prevenção na Escola, na família e na comunidade;
GRUPO 03: Meio Ambiente, recursos naturais, resíduos, serviços municipais e processo educativo; e
GRUPO 04: Assistência Social e Cidadania.
Que Produto Deverá ser Apresentado por Cada Escola?
As escolas apresentarão um RELATÓRIO sobre o desenvolvimento do tema escolha – no formulário específico – a depender do roteiro selecionado.
O Segundo Fórum Comunitário será o momento de apresentar – socializar as experiências das escolas.
Que Produto o Município deve Encaminhar ao UNICEF?
A Comissão Pró-Selo irá sistematizar as informações de todas as escolas em um único relatório – enviar ao UNICEF até o primeiro semestre de 2012, após a realização do segundo Fórum Comunitário. Esse relatório será apreciado por um comitê de avaliadores indicado pelo UNICEF.
Quanto maior for a participação de crianças e adolescentes, melhor para o município.
Sobre a Pontuação
• O comitê de avaliação contratado pelo UNICEF atribuirá notas de 1 a 100 aos relatórios enviados pelos municípios;
• O município só pontuará se seu resultado estiver na média, ou melhor do que a média, de seu grupo. Os municípios que estiverem abaixo da média, ou seja, em vermelho, não marcarão ponto. Na avaliação final, o município precisa estar com nível verde em pelo menos dois temas de Participação Social.
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