terça-feira, 19 de julho de 2011

Esperança em Busca do 3º Selo UNICEF - Município Aprovado - Edição 2009-2012


Educação para a Convivência com o Semiárido


Educação Contextualizada

Como o Semiárido é apresentado na escola?
A educação para convivência ensina a não mudar do lugar, mas a mudar o lugar – vai além do campo/rural,  compreende as necessidades culturais, os direitos sociais e a formação integral das pessoas.
O Semiárido enquanto espaço social com vida, identidade, cultura e práticas compartilhadas, respeitando a diversidade cultural e reconhecendo a realidade de cada criança, adolescente e jovem residentes no campo ou na cidade.

Princípios da Educação Contextualizada

      Intersetorialidade da definição das políticas educacionais;
      Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade na construção do conhecimento;
      Aplicabilidade dos instrumentos legais que visam à construção de uma educação pública de qualidade;
      Defesa incondicional da escola pública, gratuita e de qualidade no Semiárido do Brasil; e
      Respeito e promoção dos direitos das crianças, adolescentes, jovens,  adultos e idosos.

Articulação de Temáticas

Nesta Edição do Selo UNICEF busca-se articular as escolas com quatro temáticas principais apresentadas sob forma de indicadores que definem a LINHA BASE DO MUNICÍPIO:

      Educação no município;
      Saúde e prevenção na escola, na família e na comunidade;
      Meio ambiente e as questões sobre o uso dos recursos naturais, resíduos, serviços municipais e processos educativos; e
      Assistência social e cidadania.

Linha de Base do Município (situação do município)

      Esta Linha de Base é o ponto de partida – para acompanhar os avanços nas políticas públicas.  É um documento com dados oficiais de vários ministérios para os municípios estudarem e construir o diagnóstico da situação da criança e adolescente e construção do PLANO DE AÇÃO, iniciado no Primeiro Fórum Comunitário.
      No Plano de Ação contém iniciativas para melhorar a educação, cultura, esporte, meio ambiente e saúde. A Comissão Pró-Selo e Articulador/a, deverá fornecer essas ferramentas à escola. E cada escola deverá interagir no currículo. ENSINAR E APRENDER COM A LINHA DE BASE, O DIAGNÓSTICO E O PLANO DE AÇÃO.

Como a Escola pode Interagir com os Dados?  

      Papel social da escola: de mobilizadora, estruturadora, monitorada, avaliada com reconhecimento e legitimidade.
      A escola deve estudar os temas, mobilizar os alunos, as famílias, as autoridades, os meios de comunicação para que sejam divulgados, conhecidos.
      O trabalho da escola deve ser permanente – não apenas para o Selo, precisa ser uma ação estruturadora e não uma ação passageira do Selo, precisa fazer parte do Currículo escolar estruturando os conteúdos de cada disciplina às temáticas do Selo.
       
Atividades Propostas   

      Há propostas de indicadores das quatro temáticas: Educação, Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social/Cidadania. Estas temáticas tem relação com as diversas disciplinas curriculares.
      A escola deve escolher uma dessas temáticas e distribuir com as turmas para cada uma aprofundar um aspecto, mas o município terá que desenvolver as quatro temáticas.
      A temática Educação para Convivência com o Semiárido os municípios precisam desenvolver quatro roteiros temáticos/áreas de estudos e cada escola escolhe o mais apropriado à realidade.


Como Desenvolver o Roteiro

      Primeira Etapa: Pesquisa sobre o tema – quais os conhecimentos prévios – entrevistas, visitas, consultas a pessoas que atuam na área, etc.;
      Segunda Etapa: Desdobramento da Pesquisa (organizar os dados coletados e interagir com os conteúdos – produzir novos conhecimentos;
      Terceira Etapa: Mobilização Comunitária – a escola apresentar para comunidade os resultados – elaborar com a comunidade propostas para melhoria da situação apresentada e ao Plano de Ação do selo.  Pode-se aqui mobilizar a comunidade e gestores para agir sobre os indicadores e contribuir nas soluções; e
      Quarta Etapa: Avaliação do processo educativo e resultados – perceber as mudanças e aprendizagens.


Roteiros Temáticos

A decisão da escolha das temáticas deve ser da escola de acordo com a realidade
Trabalhos em Grupos para construir um roteiro de atividades na escola:
GRUPO 01:  Como se desenvolve a educação no seu município;
GRUPO 02:  Saúde e Prevenção na Escola, na família e na comunidade;
GRUPO 03:  Meio Ambiente, recursos naturais, resíduos, serviços municipais e          processo educativo; e
GRUPO 04:  Assistência Social e Cidadania.

Que Produto Deverá ser Apresentado por Cada Escola?

As escolas apresentarão um RELATÓRIO sobre o desenvolvimento do tema escolha – no formulário específico – a depender do roteiro selecionado.
O Segundo Fórum Comunitário será o momento de apresentar – socializar as experiências das escolas.

Que Produto o Município deve Encaminhar ao UNICEF?

A Comissão Pró-Selo irá sistematizar as informações de todas as escolas em um único relatório – enviar ao UNICEF até  o primeiro semestre de 2012, após a realização do segundo Fórum Comunitário. Esse relatório será apreciado por um comitê de avaliadores  indicado pelo UNICEF.

Quanto maior for a participação de crianças e adolescentes, melhor para o município.

Sobre a Pontuação

      O comitê de avaliação contratado pelo UNICEF atribuirá notas de 1 a 100 aos relatórios enviados pelos municípios;
      O município só pontuará se seu resultado estiver na média, ou melhor do que a média, de seu grupo. Os municípios que estiverem abaixo da média, ou seja, em vermelho, não marcarão ponto. Na avaliação final, o município precisa estar com nível verde em pelo menos dois temas de Participação Social.

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