terça-feira, 13 de setembro de 2011

Esperança - PB Implanta Plano Municipal de Enfrentamento a Violência Infanto-juvenil

O Município de Esperança - PB, preocupado com a segurança e o bem estar de suas crianças e adolescentes, assina o Plano Municipal de Ação de Enfrentamento a Exploração e Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes. O Plano faz parte do projeto “Menina Abusada”, desenvolvido pelo Centro de Apoio Operacional da Criança e do Adolescente, dentro do Planejamento Estratégico do Ministério Público da Paraíba.
Foto:Secom - PME

Uma Audiência Pública realizada na tarde da ultima quinta-feira, 1º de setembro, na Câmara Municipal de Esperança, conduzida pelo Promotor substituto do Centro de Apoio Operacional as Promotorias da Infância e do Adolescente, Dr. Allen Borges Escorel, e com as presenças da Juíza Dra. Lua Yamaoka Mariz Maia, da Promotora Dra. Paula Amorim, além dos Prefeitos de Esperança, Areial e Montadas, foi apresentado e oficializado junto aos gestores, o compromisso na elaboração do Plano Municipal de Ação de Enfrentamento a Exploração e Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes.

O Plano faz parte do projeto “Menina Abusada”, desenvolvido pelo Centro de Apoio Operacional da Criança e do Adolescente, dentro do Planejamento Estratégico do Ministério Público da Paraíba, e visa sensibilizar e capacitar profissionais sobre a problemática da violência praticada contra crianças e adolescentes, criando uma Rede de Proteção interligada, possibilitando uma proteção integral às crianças em vulnerabilidade.

 O Prefeito Nobinho Almeida, saudou os presentes dando-lhes as boas vindas, em tempo, que mostrou a importância do momento como este para os municípios. Disse “é fundamental, é importante é prioritário, mas se não existir a participação de toda sociedade, será em vão todo esse trabalho implantado. Como Cidadão e enquanto Gestor, não medirei esforços para o fortalecimento deste plano e sua plena atividade, melhorando, e  transformando a vida de crianças e adolescentes de Esperança”.concluiu

Muitas foram às colocações dos presentes, mostrando a necessidade urgente de um Projeto como este. A sociedade trabalhando em conjunto com o Ministério Público, muito pode contribuir para diminuir o alto índice de violência com crianças e adolescentes. Encerrando os trabalhos, o promotor Allen Borges, agradeceu a participação de todos os presentes, dizendo que as coisas boas têm que ser regularizadas, para assim ter uma continuidade. Em seguida, foi feita a leitura da Ata da Audiência e assinaturas dos prefeitos que fizeram adesão ao projeto.


Fonte:Secom - PME

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

PROJOVEM Adolescente Trabalha Oficinas de Artes e Música


O Projovem Adolescente de Esperança, que funciona no Centro Administrativo, nos turnos manha e tarde, vem realizando junto aos seus alunos, Oficinas de Música e Artes, trabalhando com grupos de 40 pessoas, descobrindo suas aptidões e investindo na criatividade, como forma de incentivá-los ao aprendizado.
Dentro do Programa Projovem Adolescente, são atendidos em Esperança mais de 150 alunos que participam de atividades lúdicas, educacionais, esportivas, cívicas e recreativas em horário oposto às aulas. Todo o trabalho realizado é referenciado pelo Cras-Centro de Referência da Assistência Social, através de uma equipe multiprofissional.
Segundo Karla Danielle, facilitadora na Oficina de Música, muitos são os talentos guardados e que precisa ser descobertos, uma mostra disso aconteceu no Concurso de Paródia que realizamos, quando foi colocado para eles trabalharem a Música da Cantora Cláudia Leite “As Máscaras vão Cair” e o resultado foi brilhante, saindo vencedora as alunas Layara Cristina B. Nascimento e Maria Iasmin R. da Silva.

A PARÓDIA -AS ARMAS VÃO CAIR

As armas vão cair

E tudo que você usou

Agora vai destruir

Saia de perto do perigo

Sinta a paz que vem do céu

Deixe a violência de lado

Vem comigo ser fiel

Deixe essa paz te levar

Na vida, na rua, no ar

Deixe esse amor te dizer

Como você pode ser

Levanta, dispense as armas, não pode parar

Se lance, se jogue na luta, se deixe mudar

Liberte sua mente do que a violência formou

Vista-se de novo

Dispense as armas

Vença a violência

Seja como for.



O Projovem adolescente tem como objetivo promover a inclusão dos jovens, qualificando e valorizando a sua participação social através de atividades sócio-educativas. A Prefeitura Municipal de Esperança abraça todos os Programas Sociais por reconhecer sua importância para transformação de uma sociedade.
 
Fonte:www.prefeituradeesperanca.com

Culminância Meio Ambiente e Família (cont.)

Culminância dos Projetos Meio Ambiente e Família realizada de 20 a 22 de julho nas escolas municipais de Esperanca - PB. A seguir fotos dos alunos da EMEF José Paulino Machado, Sítio Benefício.








Projetos Meio Ambiente e Família (cont.)

Culminância dos Projetos Meio Ambiente e Família realizada de 20 a 22 de julho nas escolas municipais de Esperanca - PB. A seguir fotos dos alunos da EMEF Maria Emília de Cristo Silva.