segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Aberta a XIV Edição dos Jogos Estudantis Municipais de Esperança - PB



O Prefeito Nobinho Almeida abriu oficialmente na sexta-feira, 18 de novembro, as 19hs30, no Ginásio O Vovozão, os Jogos Estudantis Municipais de Esperança, em sua XIV edição, que trás como tema central “O Esporte como Agente de Transformação Social”.
O evento é promovido pela Secretaria de Educação através do Departamento de Esporte Amador, e vai reunir no período de 18 a 01 de dezembro, 16 Escolas da cidade, sendo 8 municipais, 3 estaduais e 4 particulares, que competirão nas modalidades de Futsal, Dardo, Salto a Distância, Atletismo, Ciclismo, Futebol de Campo, além da competição em Xadrez, Dama, Pula Corda, Tênis de Mesa, Dominó e Vôlei, com jogos no Vovozão, Arlindão, Campo do América, Clube Campestre, Dom Palmeira, e Rua Solon de Lucena.
A Cada ano, este momento esportivo tem como objetivo, promover a integração entre as instituições, estudantes e profissionais do município, bem como desenvolver em cada um a prática esportiva, estimulando a competição de forma saudável e responsável, promovendo o desenvolvimento e a descoberta de novos talentos no município. Já as competições acontecem a partir do dia 21 e terminam dia primeiro de dezembro.
http://www.prefeituradeesperanca.com/

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Realizado 1º Torneio Intermunicipal de Futsal do Projovem



A cidade de Esperança sediou neste domingo, 30 de outubro, para os jogos do 1º Torneio Intermunicipal de Futsal do Projovem Adolescente, com a participação de 16 municípios paraibanos.

O evento foi aberto as 7hs30 no Ginásio o Vovozão, pelo Prefeito Nobinho Almeida em companhia da Secretária de Assistência Social Taiana Grangeiro, Membros do Conselho Municipal de Assistência, Secretários Municipais, convidados, alunos e a participação da Banda Filarmônica 1º de dezembro de Esperança. A competição aconteceu logo após a abertura no Ginásio o Vovozão, onde será dado o ponta-pé inicial na categoria masculino, já no Ginásio o Arlindão foi realizada a categoria feminino.

De acordo com a Secretaria de Assistência e Serviço Social, o 1º Torneio Intermunicipal de Futsal do Projovem Adolescente, veio da parceria com o Conselho de Assistência, por reconhecer que a prática do esporte é fundamental para uma melhor qualidade de vida, uma vez que traduz bem estar, união, companheirismo, respeito, além da disciplina que leva o ser humano a conseguir seus objetivos futuros.

O encerramento do Torneio será no final da tarde do domingo com a premiação e entrega de troféus e medalhas aos vencedores do 1º, 2º e 3º lugar.

Fonte:Secom - PME

Dia das Crianças Na Escola Joventino Batista Monteiro - Distrito de Massabiele






















Festejos no dias das crianças na Escola Joventino Batista Monteiro - Distrito de Massabielle - foi marcado por muita descontração e alegria por parte das crianças que frequentam essa instituição. Os alunos participaram de muitas brincadeiras populares como a dança das cadeiras, corrida do ovo e cantigas de roda, assim se familiarizando com a cultura popular. As crianças poderam contar com um delicioso lanche e com a distribuição de vários brindes.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Secretaria de Assistência Social Realiza Atividades Comemorativas ao Dia das Crianças

O Selo Unicef Município Aprovado, na edição 2009 e 2012, diz que meninas e meninos serão estimulados a participar de atividades ligadas à educação, à cultura, ao meio ambiente, ao esporte e ao lazer no município onde moram. Conhecendo melhor suas raízes, seu povo e sua realidade, os estudantes tendem a compreender as formas de convivência com a região onde vivem, valorizando sua cultura e história e atuando como agentes de transformação social.
Com a proximidade do Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro, a equipe do Projovem adolescente de Esperança, no seu II ciclo, iniciou na quarta-feira 5 de outubro, o Projeto “Brincadeira de Criança, Como é Bom", em todas as comunidades carentes, com o objetivo de resgatar as cantigas e as brincadeiras infantis, já esquecidas pela modernidade.







O Projeto, abraçado pela Secretária de Assistência e Serviço Social, Taiana Grangeiro, tem como público alvo crianças de 10 anos, acompanhadas dos pais e residentes na comunidade. A meta é atender cerca de 1000 crianças divididas por setores, das comunidades de Belo Jardim e São Miguel, José Lopes e Pista, Britador e Massabielle; São Francisco e Pintado, finalizado no dia 11, na Comunidade do Portal.


Segundo Laura Isabel, orientadora da equipe do Programa Projovem Adolescente de Esperança, as ações vão está voltadas as brincadeira e jogos infantis com distribuição de balas e pipoca, além de apresentação de danças pelas crianças e participação do Palhaço Gasparzinho, muito querido da garotada.
Já os benefícios deste Projeto são os de manter  os laços culturais, elabora as relações de amizade e sociabilidade, melhora as habilidades sensoriais e motoras das crianças, alivia tensões e permite a criança viver intensamente sua fase de criança, com brincadeiras de crianças.

O Município de Esperança Conta com uma Nova Creche

O Selo Unicef Município Aprovado, edição 2009 e 2012, estimula as localidades a garantir às crianças e aos adolescentes os cinco direitos básicos do programa do UNICEF para o Brasil. Entendendo que seus meninos e meninas são prioridade absolutas em suas políticas públicas o Município de Esperança inaugurou a Creche Infantil Pequeno João Ariano Grangeiro Calandrini, segunda-feira passada, 10/10/2011.



Na Inauguração da Creche Pequeno João Ariano, o prefeito Nobinho falou da alegria, em proporcionar esta homenagem a Família de Matias e Luciene Grangeiro, pelo muito que tem contribuído para o desenvolvimento da cidade, e por está junto a Gestão Esperança de Todos, acreditando numa nova Esperança.
Já para a Secretária de Educação Marilene Diniz, este é um momento que fica eternizado na memória da família e dos esperancenses. A partir desta inauguração, o espaço vai acolher 64 crianças menores de 4 anos, que vão está sendo educadas e amadas para a vida, por profissionais qualificados e cheios de vontade em servir. Fez também um relato da importância de ser Criança e da Educação que é chave para as transformações sociais.


Como representante da Família Grangeiro, a Secretária de Assistência e Serviço Social Taiana Grangeiro, emocionou a todos quando falou do sobrinho João Ariano e da irmã Fabiana, fruto das homenagens recebidas. Agradeceu ao Prefeito Nobson todo apoio recebido em sua pasta, à secretária Lena pela dedicação ao serviço, a Diretora Débora e a todos, desde o menor ao maior escalão, que deixaram suas marcas de trabalho, neste espaço, hoje digno de receber as crianças e familiares, e finalizou sua fala entoando o Poema “Valente”, que diz: “È preciso ser Valente para enfrentar o Mundo”.


Em seguida, o Padre João de Deus Lira deu inicio a benção do local, descerramento da placa pelo prefeito junto a Família Grangeiro e corte da fita simbólica, com a visitação as instalações pelos presentes.

Setor de Educação em Saúde Trabalha a Prevenção nas Escolas




O Selo UNICEF Município Aprovado mobiliza gestores, técnicos, conselheiros, lideranças sociais, além das próprias famílias, adolescentes e crianças, para melhorar de forma concreta a vida de meninas e meninos de até 17 anos nos municípios do Semiárido e Amazônia Legal Brasileira. Neste intuito a Secretaria Municipal de Saúde através do Setor de Educação em Saúde, iniciou no dia 1 de outubro, nas escolas Olímpia Souto e Dom Palmeira, um ciclo de palestras educativas de prevenção às drogas.

As drogas, "são quaisquer substancias químicas, sólidas, líquidas ou gasosas que, ao ser usado pelo indivíduo, alteram seu estado de consciência". O resultado direto da droga se apresenta no cérebro do usuário, produz uma intoxicação, um estado mental alterado e, supostamente, "agradável".

Segundo Samara Denise, coordenadora do Setor de Educação e Saúde, estas ações tem como meta, orientar, educar e fornecer informações aos jovens a adotarem hábitos saudáveis e protetores em suas vidas. Prevenção às drogas é um assunto muito discutido junto a sociedade, pois uma vez que a pessoa se vicia em alguma substância altera sua vida, a convivência com sua famíla e com a sociedade.

Fonte:Secom - PME

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Alunos do Município de Esperança são Capacitados para a Prova Brasil



Secretaria de Educação de Esperança, através de sua equipe pedagógica nas disciplinas de Português e Matemática, estão trabalhando durante toda esta semana na aplicação da I Prova Esperança, junto aos alunos de 16 escolas municipais que irão participar da Prova Brasil 2011, que acontece no período de 8 a 23 de novembro em todo país envolvendo alunos do quinto ao nono ano do ensino fundamental de cada município.

Como forma de prepará-los, a equipe da Secretaria de Educação, coordenada pelas professoras Marilene Diniz e Maria da Salete Guimarães já estão capacitando estes alunos através da Prova Esperança, um simulado idêntico aos que serão aplicados pelo Governo Federal, para avaliar o nível de conhecimento, em Português e Matemática, critérios para avaliação do IDEB no Município. A última avaliação do IDEB em Esperança aconteceu no ano de 2009, com um saldo bastante positivo, o município ficou em quinta colocação no Estado da Paraíba.

Segundo as professoras responsáveis pela aplicação da I Prova Esperança, vão está aptos a realizarem a Prova Brasil 2011, 550 alunos do quinto ano e 340 alunos do nono ano do ensino fundamental de Esperança. A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC).

Têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos. As médias de desempenho nessas avaliações também subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ao lado das taxas de aprovação nessas esferas.

Fonte: Secom - PME

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Esperança - PB Implanta Plano Municipal de Enfrentamento a Violência Infanto-juvenil

O Município de Esperança - PB, preocupado com a segurança e o bem estar de suas crianças e adolescentes, assina o Plano Municipal de Ação de Enfrentamento a Exploração e Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes. O Plano faz parte do projeto “Menina Abusada”, desenvolvido pelo Centro de Apoio Operacional da Criança e do Adolescente, dentro do Planejamento Estratégico do Ministério Público da Paraíba.
Foto:Secom - PME

Uma Audiência Pública realizada na tarde da ultima quinta-feira, 1º de setembro, na Câmara Municipal de Esperança, conduzida pelo Promotor substituto do Centro de Apoio Operacional as Promotorias da Infância e do Adolescente, Dr. Allen Borges Escorel, e com as presenças da Juíza Dra. Lua Yamaoka Mariz Maia, da Promotora Dra. Paula Amorim, além dos Prefeitos de Esperança, Areial e Montadas, foi apresentado e oficializado junto aos gestores, o compromisso na elaboração do Plano Municipal de Ação de Enfrentamento a Exploração e Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes.

O Plano faz parte do projeto “Menina Abusada”, desenvolvido pelo Centro de Apoio Operacional da Criança e do Adolescente, dentro do Planejamento Estratégico do Ministério Público da Paraíba, e visa sensibilizar e capacitar profissionais sobre a problemática da violência praticada contra crianças e adolescentes, criando uma Rede de Proteção interligada, possibilitando uma proteção integral às crianças em vulnerabilidade.

 O Prefeito Nobinho Almeida, saudou os presentes dando-lhes as boas vindas, em tempo, que mostrou a importância do momento como este para os municípios. Disse “é fundamental, é importante é prioritário, mas se não existir a participação de toda sociedade, será em vão todo esse trabalho implantado. Como Cidadão e enquanto Gestor, não medirei esforços para o fortalecimento deste plano e sua plena atividade, melhorando, e  transformando a vida de crianças e adolescentes de Esperança”.concluiu

Muitas foram às colocações dos presentes, mostrando a necessidade urgente de um Projeto como este. A sociedade trabalhando em conjunto com o Ministério Público, muito pode contribuir para diminuir o alto índice de violência com crianças e adolescentes. Encerrando os trabalhos, o promotor Allen Borges, agradeceu a participação de todos os presentes, dizendo que as coisas boas têm que ser regularizadas, para assim ter uma continuidade. Em seguida, foi feita a leitura da Ata da Audiência e assinaturas dos prefeitos que fizeram adesão ao projeto.


Fonte:Secom - PME